Veja dicas de como cultivar mudas de plantas em casa

Plantar é uma forma muito prática e econômica de valorizar sua residência. Afinal, um jardim bem cuidado rouba a cena em qualquer fachada ou quintal, não é mesmo? Sem falar que elas deixam o ambiente mais fresco, a casa mais colorida e ainda ajudam a aliviar o estresse do dia a dia.

Veja abaixo 4 dicas de como cultivar mudas de plantas, de forma adequada, dentro da sua casa!

1 – Escolha um local plano e bem iluminado

Parece óbvio, mas muita gente se esquece de começar pelo básico: escolher um local plano e ensolarado para montar o jardim. O solo plano facilita a irrigação e a absorção de nutrientes.

2 – Faça buracos maiores do que as mudas

Os buracos devem ter o dobro do tamanho dos recipientes das mudas para que a irrigação e a absorção de nutrientes sejam efetivas. Basta molhar, deixar a terra absorver a água, acrescentar a planta e cobrir o restante do buraco.

3 – Capriche no paisagismo do jardim

É claro que um jardim com plantas bem cuidadas é vistoso por si só, mas vale a pena investir

4 – Separe as espécies

Para um resultado visual mais uniforme, concentre as espécies maiores no fundo do quintal, as médias no centro e as rasteiras na frente.

Pronto! Agora que já aprendeu a plantar de forma correta, vamos ao próximo passo: fertilização. As plantas de casa, horta ou mesmo o gramado precisam ser fertilizadas regularmente para que possam crescer. Nossa recomendação é o adubo orgânico. É mais econômico, sustentável e ainda pode ser feito em casa.

Veja abaixo algumas sugestões!

Casca de banana

Pode parar de jogar a casca da banana fora! Elas são ótimas para enriquecer o solo. Para usar a banana como adubo, triture a casca e a polpa e enterre ao redor da planta. A banana é uma ótima fonte de potássio.

Casca de ovo

Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas (no liquidificador ou pilão) e quando elas estiverem parecendo pó, polvilhe sobre o substrato. O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta vai sendo regada.

Borra de café

Neste caso, será necessário misturar a borra do café com água. Dilua 100g da borra de café (cerca de 3 colheres de sopa) em um litro de água e deixe descansar por uma semana. Após esse período, coloque a água no borrifador, ou pulverizador, e aplique na planta. Essa mistura também serve como repelente, já que afasta pragas. Caso você coloque a mistura no regador, aplique direto na terra. Ela vai funcionar como fertilizante, uma vez que é rica em nitrogênio e carbono.

Atenção: a borra do café não deve ser colocada diretamente na terra. Somente misturado com a água.

Cascas de vegetais

Cascas de abóbora, cenoura e batata, por exemplo, são ricas em vitaminas E. Ao serem misturadas com a terra, vão ajudar no crescimento saudável das plantas.

Conheça o banco de mudas da Smart City Laguna!

A primeira Cidade Inteligente Inclusiva do Mundo, localizada no Ceará, mantém um banco de mudas com várias espécies de plantas, entre elas: bougainvillea, clusia, abacaxi ornamental, dracena, jasmim e dianella. Todas as plantas citadas são de sol, por isso é recomendável que a irrigação seja feita de forma intercalada.

 

Banco de mudas da Smart City Laguna

 

 

Conheça o hotel flutuante construído na Suécia com materiais naturais

Covid-19 destaca a importância do apoio comunitário entre vizinhos – devemos investir, agora, no longo prazo